ARTROSE: Terceira causa de afastamento de trabalho no Brasil

Cerca de 70% a 80% da população com mais de 65 anos sofre de artrose  

Artrose atinge 10 milhões de brasileiros. Segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde, cerca de 70% a 80% da população com mais de 65 anos sofre de artrose. A doença é considerada pelo Ministério da Previdência Social e do Instituto Nacional de Seguro Social do Governo Federal, a terceira causa de afastamento de trabalho no Brasil. A doença é tão comum que representa de 30% a 40% de todas as consultas em ambulatórios de reumatologia, além de afastar 7,5% dos trabalhadores.

O ortopedista, Dr Marco Alecio explica que é uma doença caracterizada pelo desgaste da cartilagem nas articulações. Sua incidência aumenta com o avanço da idade, sendo bastante frequente na população idosa. A artrose não tem cura, mas com tratamento correto e precoce pode proporcionar qualidade de vida ao paciente.

Segundo o ortopedista, o local mais acometido é o joelho devido à sobrecarga e também porque apresenta diversas articulações. Os principais sintomas são: dor, falta de firmeza, estalos no joelho, rigidez e limitação dos movimentos.

A prevenção começa pelos hábitos de vida saudável, como perder peso, praticar atividade física, não fazer movimentos que sobrecarregam os joelhos, manter uma alimentação balanceada e não fumar.

Alecio acrescenta que em casos graves no joelho, também pode ser indicada a Artroplastia total do joelho – uma cirurgia que tem como objetivo substituir uma articulação “doente” por uma nova articulação (prótese). A articulação danificada é substituída por componentes metálicos e plásticos, compondo um novo joelho seguro e confortável, capaz de devolver as atividades de vida diária e permitir um caminhar sem dor.

Fonte/Foto: Darlei Lottermann



Compartilhe no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *