Defesa Civil alerta para ocorrências de temporais localizados neste sábado em SC

A Defesa Civil e a Epagri/Ciram emitiram um alerta para ocorrências de temporais localizados entre o período da tarde e a noite deste sábado em todas as regiões do Estado.

A previsão é de calor com temperaturas de 35ºC a 37ºC e alta umidade no ar, causando pancadas de chuva com risco de temporais localizados e forte atividade elétrica (raios), além de ventania, chuva intensa em curto período e queda de granizo.Na noite desta sexta, a Grande Florianópolis foi atingida por um temporal que deixou cerca de 200 mil unidades consumidoras sem luz — cerca de 19 mil continuam desabastecidas na manhã deste sábado. 

O comando dos bombeiros na região destaca que já foram atendidas pelo menos 80 ocorrências relacionadas ao temporal. No momento, a prioridade das equipes está voltada para o corte de árvores caídas e outras formas de obstrução na rede elétrica. Na BR-101, em São José, uma estrutura que segurava placas de sinalização desabou sobre três veículos e deixou três pessoas feridas na noite de sexta-feira.

Confira a previsão voltada para a Defesa Civil, divulgada pela Epagri Ciram:Sábado (02/02): Risco de temporais localizados e rajadas de vento forte em todas as regiões
Tempo: variação de nebulosidade em SC, com mais aberturas de sol no Oeste e Meio Oeste. Entre a tarde e noite pancadas de chuva com risco de temporais localizados e rajadas de vento forte por alguns momentos, em todas as regiões.
Temperatura: alta, com sensação de ar abafado.
Vento: noroeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas associadas às trovoadas.
Sistema: formação de núcleos de instabilidade devido ao calor da tarde e ao deslocamento de uma frente fria pelo litoral de SC.

Domingo (03/02): Nebulosidade e chuvas isoladas
Tempo: variação de nebulosidade com chuva fraca pela manhã e aberturas de sol à tarde no Oeste e Meio Oeste. Nas demais regiões mais nebulosidade e chuva por alguns momentos.   
Temperatura: em elevação e amena em relação aos dias anteriores.
Vento: sudeste, fraco a moderado com rajadas do Planalto ao Litoral.
Sistema: deslocamento da frente fria para o Sudeste do Brasil e avanço de uma massa de ar seco pelo Uruguai e RS.Segunda e terça-feira (04 e 05/02): acompanhar atualização de boletins
Tempo: variação de nebulosidade em SC, com aberturas de sol no Oeste, Meio Oeste e mais nuvens do Planalto ao Litoral, decido à umidade que chega do mar (circulação marítima). Na tarde de terça-feira ocorrem pancadas isoladas de chuva em todas as regiões. 
Temperatura: em elevação.
Vento: sudeste, fraco a moderado.

Quarta-feira (06/02): acompanhar atualização de boletins
Tempo: sol na maior parte do dia, com mais nuvens no Litoral e chuvisco pela manhã no Litoral Norte. Entre o fim da tarde e noite chuva ocasional na maior parte de SC, sobretudo no Litoral. 
Temperatura: em elevação.
Vento: sudeste a nordeste no Oeste e Meio Oeste e de sudeste nas demais regiões, fraco a moderado com rajadas no Litoral.Tendência de 07 a 16 de fevereiro de 2019
Nos dias 07, 08 e 09 tempo firme com sol na maior parte de SC e chuva fraca no Litoral. A partir de 10/02 retorna a condição de chuva sobretudo as pancadas de chuva, associadas ao calor da tarde, típicas de verão. Temperatura em gradativa elevação no início do período e altas a partir de 09/02. 
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199, Corpo de Bombeiros 193 ou Polícia Militar 190.

Fonte: Diário Catarinense

Compartilhe no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *