Em junho a Cooper A1, unidade de Caibi, incluiu mais uma funcionária em seu quadro de colaboradores, a qual faz parte das pessoas com algum tipo de deficiência (física, visual, auditiva, intelectual ou mental) que atuam na cooperativa. Na Cooper A1, elas encontram a oportunidade de exercer uma profissão e se inserir no mercado de trabalho. Conforme a Lei Federal n° 8.213/91 estabelece que empresas com mais de 100 funcionários, devem reservar vagas de seu quadro efetivo de 2% a 5% para Pessoas Com Deficiências (PCDs).
Para que os funcionários entendessem como funciona o processo de inclusão, os profissionais da APAE realizaram um treinamento com os colaboradores do supermercado, agropecuária e escritórios da unidade de Caibi. Segundo o gerente da unidade, Moacir Titon a colocação dos profissionais foi de suma importância: “fez com que todos compreendessem a essência da ação da Cooper A1 em contratar PCDs e também, aprender a melhor maneira para lidar com possíveis situações adversas”.
Conforme a coordenadora do Setor Pessoal da Cooper A1, Rosilene Giebmeier, a inclusão de pessoas com deficiência é, ao mesmo tempo, uma reponsabilidade social e um grande desafio para a cooperativa. “Ao passo que a Cooper A1 busca contratar pessoas com deficiência, precisamos nos adaptar internamente. Buscamos orientar a equipe de trabalho, receber e entender as necessidades e o potencial destas pessoas, para que elas possam exercer suas funções como qualquer outro colaborador, com eficiência e qualidade”, afirma.
Legislação das cotas
O 1º vice-presidente e gerente geral da Cooper A1, Lauri Inácio Slomski, afirma que a Cooper A1 busca cumprir a chamada Lei de Cotas, que estabelece a obrigatoriedade de que organizações com cem ou mais empregados preencham uma parcela de seus cargos com pessoas com deficiência. “Mas entendemos que a igualdade deve se sobressair frente a qualquer outro aspecto, e mais do que cumprir com a legislação, o intuito da Cooper A1 é exercer seu papel social, respeitando a diversidade social”, defende.
Para ingressar ao quadro de funcionários da cooperativa, os interessados devem encaminhar o currículo ao Setor Pessoal da Matriz da Cooper A1, localizada em Palmitos, SC, Rua Visconde do Rio Branco, 768, ou ao setor administrativo da unidade mais próximas.
ASCOM COOPER A1