Audiência pública vai debater instalação de Free Shop em Dionísio Cerqueira

Deputado Marcos Vieira vai presidir o encontro que reunirá empresários e associações comerciais do Estado

O comércio da Fronteira, no Extremo Oeste, vai ganhar um grande reforço com a liberação da instalação de Free Shop, na cidade de Dionísio Cerqueira.

Para reunir interessados e debater com o comércio regional, o deputado Marcos Vieira, que preside a Comissão de Finanças da Alesc, solicitou uma Audiência Pública, que foi aprovada por unanimidade.

O evento será realizado no dia 03 de Agosto, na cidade de Dionísio Cerqueira, na Câmara de Vereadores. “A nossa intenção é começar a estimular e preparar o comércio regional para este grande empreendimento que vai movimentar muito a economia da Faixa de Fronteira”, disse o deputado Marcos Vieira.

A Receita Federal liberou a instalação de free shops em 32 municípios brasileiros que formam cidades gêmeas com a cidade de fronteira com o país vizinho. No caso de Santa Catarina, apenas Dionísio Cerqueira foi autorizada a instalar uma loja deste perfil.

Ainda de acordo com Marcos Vieira a cidade precisa estar preparada para receber o alto fluxo de visitantes que vai começar a frequentar o local. “Além de ser uma cidade aduaneira, e que já recebe e um fluxo de visitas considerável, agora, tendo a possibilidade da instalação de um free shop, esse movimento tende a crescer muito”, explica o deputado.

Os turistas brasileiros poderão adquirir até 300 dólares por mês em produtos do Free Shop, Além deste limite financeiro, o comprador poderá adquirir até 20 litros de bebidas alcoólicas e 20 pacotes de cigarros.

Para instalar uma loja Free Shop a Receita Federal estipula algumas regras para os empresários como ter patrimônio igual a R$ 2 milhões, entre outras exigências fiscais.

Para o coordenador adjunto do Núcleo Estadual da Faixa de Fronteira Flávio Berté a audiência pública será fundamental para que os empresários possam se preparar para este novo ciclo de desenvolvimento. “Quanto mais informações forem disponibilizadas mais chance temos de ajudar no desenvolvimento de toda a região”, concluiu Berté.

ASCOM DEP. MARCOS VIEIRA

Compartilhe no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *