Com estiagem, cidade de SC tem rodízio de água entre moradores

A região Oeste de Santa Catarina é uma das mais afetadas pela estiagem que atinge o estado há semanas.

Em Planalto Alegre, a prefeitura está fazendo um rodízio para que os moradores de todas as áreas do município tenham água pelo menos por algumas horas a cada dia.

Há previsão de chuva para sexta-feira (11).

A maior parte da água que abastece Planalto Alegre vem de um rio. Como está quase seco, não dá conta de encher os dois reservatórios da cidade. Eles têm capacidade para armazenar 40 mil litros, mas, nesta quarta-feira, em três horas foram captados 5 mil.

Por dia, a cidade consome 350 mil litros de água. Mas, ultimamente, estão disponíveis apenas 270 mil litros diários.

Rodízio

Planalto Alegre não registra nenhum volume de chuva há mais de 40 dias, o que obrigou a prefeitura a decretar situação de emergência. Eles estão trabalhando em regime de rodízio na distribuição.

“Dividir a cidade em três ou quatro regiões e largar algumas horas em cada região para poder atender as famílias. Então tem várias horas durante o dia que o morador vai ficar sem água na rede distribuidora”, explicou o prefeito, Juares Bet (PSD).

Algumas casas têm ficado até mais de 24 horas sem água. A moradora Rilde Bresolin não vê uma seca tão grande há mais de 15 anos e mudou a rotina para tentar economizar um pouco: “Não molhar muito as flores, aproveitar a água que a gente passa pano e molhar as flores”.

Sem saber o horário de abastecimento, o morador Amadeu Vieira guarda o que pode em garrafas plásticas: “Estou colocando em litros quando vem a água porque depois logo se vai. Estamos economizando porque senão ficamos sem água até para nos lavarmos”.

Fonte: NSC TV FOTO ILUSTRAÇÃO

Compartilhe no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *