GIRO RURAL 21-09

Preço do café volta a cair. Arroz também está mais barato. Cultivo de batata deve crescer, no País

O preço do café simplesmente despencou, no começo dessa semana, de quase 470 para 458 reais a saca de 60 quilos do arábica tipo 6, bebida dura para melhor. A queda foi consequência do movimento de baixa registrado no mercado internacional. Sem esquecer que, na semana passada, a previsão de quebra, com o clima ruim aqui no País, tinha feito o preço subir com força, em várias regiões.

Outro produto que perdeu valor é o arroz. Do começo do mês pra cá, houve baixa de mais de dois por cento, no mercado gaúcho, para 37 reais a saca de 50 quilos. Ao mesmo tempo em que muito produtor colocou arroz no mercado pra fazer a caixa, os comprados deram preferência para os grãos em estoque e até mesmo para os importados, já que o dólar ficou mais barato.

E a área dedicada ao plantio da batata pode crescer, em 2017. Com a abertura de uma nova fábrica no interior de Minas, a produção para a indústria, quando se considera os contratos fechados, deve ocupar cerca de 20 mil hectares. Quase 12 por cento a mais que em 2016. Especialistas do Cepea acreditam que, com o aumento do consumo da batata processada, o cultivo vai crescer novamente no ano que vem.

Rádio 2

Compartilhe no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *