Em outubro, Chapecó reunirá os maiores eventos pecuários de SC

Cerca de 1.000 animais de 150 expositores participarão dos eventos pecuários da Exposição-feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó (EFAPI 2017 – 50 ANOS) programada para o período de 6 a 15 de outubro, organizada pela Prefeitura Municipal e entidades empresariais. A programação foi anuncia pela Comissão Setorial de Agropecuária, Núcleo de Criadores de Bovinos de Chapecó e Associação Catarinense dos Criadores de Bovinos (ACCB). As transações de compra e venda de animais devem ultrapassar 5 milhões de reais.

Os eventos – com destaque para a bovinocultura de corte e leite – serão realizados no Parque de Exposições Tancredo Neves, no município-polo do oeste catarinense, com 210.000 metros quadrados de área. Ali se localiza o maior conjunto para exposição, feira, leilão e julgamento de animais do Estado, com mais de 6.000 metros quadrados de instalações.

Um grande patrimônio genético estará em exposição, com 400 animais das raças leiteiras Jersey e Holandesa mais os animais da mostra de bovinos de corte (Limousin, Angus, Charolês e outros). No domingo (dia 15) haverá leilão de gado geral com a oferta de 600 animais para comercialização. Todos esses animais são oriundos do território catarinense, originários do sul, Vale do Itajaí, meio oeste, oeste e extremo oeste.

“O Parque dispõe de ampla área de currais, pista para julgamento zootécnico das raças expositoras e pórtico sanitário para abrigar as instalações da defesa sanitária animal, sendo a melhor estrutura física de Santa Catarina para a realização desses eventos”, ressalta o presidente do Núcleo de Bovinos de Chapecó Rosalvo João Bertoli. Lembra que a EFAPI é a mais tradicional exposição agropecuária de Santa Catarina.

O evento oportunizará um ótimo espaço para a realização da Exposição de bovinos de leite e corte provenientes do Estado de Santa Catarina, bem como avaliar o potencial genético dos criatórios participantes, com a realização da 4ª  etapa do Circuito Nacional da Raça Jersey e da Raça Holandesa.

Dessa forma, os criadores catarinenses poderão disputar o campeonato nacional, já que por questões sanitárias os animais de Santa Catarina, por ser área livre de aftosa sem vacinação, quando saem do Estado para participar de eventos em outras regiões não podem mais retornar. “Com esse modelo de disputa, poderemos comparar nossos animais com outras regiões do Brasil”, observa Rosalvo.

Renomados e qualificados árbitros farão o julgamento. A raça Jersey  será avaliada pelo médico-veterinário gaúcho e jurado oficial das raças Holandesa e Jersey Edson Luis Kurtz. Ele foi escolhido pela associação da Raça Jersey para o julgamento nos três estados do Sul e no Uruguai. Jurado oficial desde 2002, o médico-veterinário mineiro Flavio Junqueirafará o julgamento da raça holandesa.

As principais atividades nos pavilhões de Bovinocultura estão programadas para o segundo fim de semana da EFAPI, a partir do dia 12 de outubro, com a realização do Torneio Leiteiro que terá encerramento no dia 13. Nos dias 13 e 14 haverá o julgamento dos animais, sendo no primeiro dia os animais jovens (não estão em lactação) e no dia 14 os animais em lactação.

No segmento de gado de corte estão previstas mostras de algumas raças de criatórios da região. Encerrando as atividades da bovinocultura da EFAPI 2017 haverá Leilão de Gado Geral no domingo (dia 15) a partir das 14 horas com a comercialização de mais de 400 cabeças, informa o vice-presidente do Corte Luiz Carlos Travi.

O setor de bovinos da Comissão de Agropecuária da EFAPI 2017 é formado por Rosalvo Bertoli, Antonio Geraldo da Silva, Enedi Zanchet, Felix Muraro Junior, Jair Trizotto, Luiz Carlos Travi, Mauro C. Zandavalli, Guilherme Santa Catarina (responsável técnico) e Valdair Ecco.

 

PROGRAMAÇÃO

09/10- Segunda-Feira

Das 08:00 as 20:00 – Entrada dos animais (responsável técnico: Guilherme Santa Catarina).

10/10- Terça Feira

Das 08:00 as 20:00 – Entrada dos animais (responsável técnico: Guilherme Santa Catarina).

11/10 – Quarta Feira

Das 08:00 as 22:00 – Entrada dos animais (responsável. Técnico: Guilherme Santa Catarina).

12/10- Quinta Feira

07:00 – 1º ordenha do torneio leiteiro (ESGOTA) Pavilhões de Bovinos.

19:00 – 2º ordenha do torneio leiteiro Pavilhões de Bovinos.

13/10 – Sexta Feira

07:00 – 3ª Ordenha do torneio leiteiro Pavilhões de Bovinos.

09:00 – Julgamento dos animais Jovens da raça HOLANDESA (4ª ETAPA DO CIRCUITO NACIONAL DA RAÇA HOLANDESA); Pavilhões de Bovinos.

14:00 – Julgamento dos animais Jovens da raça JERSEY (4ª ETAPA DO CIRCUITO NACIONAL DA RAÇA JERSEY); Pavilhões de Bovinos.

19:00 – 4º Ordenha do torneio leiteiro Pavilhões de Bovinos.

14/10 – Sábado

08 às 20:00 – Recepção dos animais para o Leilão de Gado Geral (responsável. técnico: Guilherme Santa Catarina).

09:00 – Julgamento do animais em Lactação da raça HOLANDESA (4ª ETAPA DO CIRCUITO NACIONAL DA RAÇA HOLANDESA); Pavilhões de Bovinos.

14:00 – Julgamento dos animais em Lactação da raça JERSEY (4ª ETAPA DO CIRCUITO NACIONAL DA RAÇA JERSEY);Pavilhões de Bovinos.

15/10 – Domingo

12:00 – Almoço de Confraternização; Sede Núcleo de Bovinos.

14:00 – Início do Leilão de Gado Geral e Reprodutores; Pavilhão de Remates Bovinos.

18:00 – Liberação dos animais das raças de leite e corte da Exposição.

16/10 – Segunda-feira     

07:00 – Liberação dos animais do Leilão Gado geral e reprodutores.

 

MARCOS A. BEDIN

Registro de jornalista profissional MTE SC-00085-JP

Matrícula SJPSC 0172

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Compartilhe no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *